Voei T-6 com o tenente aviador Thomé

Seixas – 67-126


O ruído do motor do T-6 é incomparável. Radial 9 cilindros...

Quando passei para a EPCAR, em 1967, vindo da EEAer, era necessário voltar lá para apanhar os documentos de transferência e providenciar o desligamento.... e então fui de T-6 pilotado pelo melhor piloto da Escola, o Tenente Aviador Thomé. Com uma das pernas manca devido a um jogo de futebol. Na saída de BQ ele fez manobras aéreas sobre a Escola... E eu, de cima de meus 17 anos, falei para mim... É isto que quero para mim.

Chegamos à EEAer no horário do almoço e perguntei ao Ten. Thomé se autorizava a minha ida ao rancho dos alunos. Ele se virou para mim e falou: agora você almoça no rancho dos oficiais. Foi um dia de realização, de sonhos e alegria de tudo que eu não conhecia e via acontecer. À tardinha saímos de Guaratinguetá rumo a BQ. O sol, ainda no horizonte, iluminava a Escola e mais uma vez uma passagem baixa, uma rasante para fechar com chave de ouro aquele dia inesquecível.

Um ano depois este T-6 levou o Ten. Thomé à morte. Caiu, acredito, para os lados da igreja da Boa Morte. Foram designados alunos para ir à Igreja na missa de 7º dia. Foi barra pesada! Muita tristeza na Escola.