ZELINSKI RECEBE COMENDA NO CMSE

Para os que não lembram, em 2020 estava programada a ida do querido amigo PEDRO PAULO ZELINSKI a Brasília para ser agraciado com a comenda Ordem do Mérito Judiciário Militar, por indicação do Excelentíssimo Senhor Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), General de Exército MARCO ANTONIO DE FARIAS, a quem nós, seus companheiros de Turma da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) chamamos, informalmente, FARIAS, quando a ele nos dirigimos.

Naquela ocasião, estávamos vivendo um período conturbado, com a Covid-19 ceifando muitas vidas. Fazia-se necessário, então, preventivamente, não só no Exército como na Marinha e na Aeronáutica, o cancelamento de várias atividades e solenidades institucionais; dentre as quais aquela em que Zelinski seria condecorado.

Pois bem, o tempo passou e, recentemente, tendo sido convidado pelo General de Exército GUIDO AMIN NAVES, Comandante Militar do Sudeste, para fazer uma visita às instalações do Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo, o General FARIAS aproveitou a oportunidade para solicitar ao mesmo fazer, na ocasião, a entrega formal da comenda a uma companheiro de Turma.

A solenidade ocorreu no dia 21 de março de 2024 naquela Organização Militar (OM), com a presença de boa parte do efetivo da corporação, do homenageado com a esposa Cleonice, o filho Bruno, o irmão José Maria e demais parentes. Vários amigos e companheiros de Turma também compareceram.

Durante a solenidade, dois discursos foram proferidos: o primeiro, pelo Comandante do CMSE que enalteceu os valores que tornaram PEDRO PAULO ZELINSKI merecedor da honraria; o segundo, pelo Ministro do STM que, além de ratificar os valores mencionados, discorreu sobre a trajetória de vida de ZELINSKI que ele bem conhece. Valores como ética, boa conduta, profissionalismo, senso de civismo e cidadania, enfim retidão de caráter foram lembrados e a ele atribuídos.

Representaram a Turma de 67 da EPCAR – Turma “Mete a Cêpa” –, o Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura AZEVEDO, que fez questão de levar o seu abraço pessoal ao homenageado, mesmo tendo outro compromisso assumido no mesmo dia, razão pela qual precisou retirar-se tão logo as formalidades da cerimônia terminaram; os companheiros Porfirio com a esposa Maria José, Ferreira, Maria (Almeida Prado), Werneck, Braz com a esposa Marcia, Ketzer, Aoyagi, Santos Oliveira; e mais o Prof. Tarcízio, incentivador da Turma desde os anos 60, e Zanetti com a esposa Cláudia [este último incorporado à Turma por ter cursado a Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda (EOEIG), em Curitiba, junto a outros como o Coré, Raul, Mariano, Assunção, Ivo, Hoffer, Colares e Sá Lisboa].

Estava, assim, cumprida a promessa feita pelo General FARIAS em 2020 ao companheiro homenageado.

Por fim, Zelinski agradeceu muitíssimo a todos os que lá compareceram, e nós, amigos e companheiros de longa jornada, o parabenizamos por mais essa conquista e também agradecemos pelo convite que nos foi enviado. Ao General AMIN e sua equipe, que não mediram esforços para nos recepcionar da melhor forma possível, enviamos nossos agradecimentos e os votos de estima e consideração.