DOBRADO TENENTE SERGIO RAMOS DO NASCIMENTO

Corria o ano de 1967 e com o meu ingresso na EPCAR, que foi motivo de orgulho para toda a família, um Tio, que era maestro e compositor irmão de leite de meu Pai, resolveu compor um dobrado e o nominou de “DOBRADO TEN. SERGIO RAMOS DO NASCIMENTO” e assim o fez e no final daquele ano me presenteou com todas as partituras.

Claro que fiquei muito feliz, mas, sem saber muito o que fazer, guardei-o com todo carinho em uma pasta e por mais de 40 anos ali permaneceu, muito bem guardado.

Em um de nossos encontros de turma, conversando com o nosso BRIGADEIRO SCHEER, então Comandante da ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA (EEAER), comentei sobre o dobrado que tinha comigo e ele de pronto me disse, “me envie as partituras e vou ver o que o maestro da Banda da Escola pode fazer.”

Em 2005, por ocasião do encontro da nossa turma na EEAER, o Scheer me pediu que eu fosse na sexta-feira, véspera do encontro, pois queria me mostrar uma surpresa. Imediatamente imaginei “deve ser sobre o DOBRADO”; realmente era, e a Banda de música executou de maneira magnífica aquela “marcha”. Claro que fui tomado de uma emoção indescritível e para minha maior surpresa, no dia seguinte, sábado, eis que o nosso Brigadeiro me presenteia com a gravação, em DVD, que eu sequer percebi a sua gravação durante a apresentação. Infelizmente, nem meu Tio e nem meu Pai tiveram o prazer de ouví-lo, uma vez que ambos já haviam falecido.

Essa é a história do Dobrado Ten. Sergio Ramos do Nascimento e é uma grande dívida de gratidão que guardo comigo junto ao nosso Amigo/Irmão Major Brigadeiro José Roberto Scheer.

67-389 SERGIO RAMOS do Nascimento